Cálculos com operações manuais e com referência de célula.
Aula 7 - Ordem de execuçãoPrecedencia de operações matemáticas e uso de parenteses.
Aula 8 - Função Soma
Utilizando a função SOMA. Podemos selecionar as células
separando-as com ';', além da seleção em lista.
Podemos fazer a AutoSoma selecionando as célas desejadas e clicando
no símbolo 'Somatório' na barra superior do Menu Inicial do Excel,
ou na função 'AutoSoma' na aba de 'Fórmulas'.
Na aba 'Fórmulas' a função 'AutoSoma' permite ainda selecionar
outras funções como MAX, MIN, MÉDIA,
CONTAR NÚMEROS além de outras funções.
Utilizando a função MÉDIA. Retorna a média de valores da matriz de dados.
Aula 11 - Função MáximoUtilizando a função MÁXIMO. Retorna o maior valor da matriz de dados.
Aula 12 - Função MínimoUtilizando a função MÍNIMO. Retorna o menor valor da matriz de dados.
Aula 13 - Função MaiorUtilizando a função MAIOR. A função MAIOR ordena a matriz de dados e exige que se determine qual a posição do valor que se deseja (do maior para o menor).
Aula 14 - Função MenorUtilizando a função MENOR. A função MENOR ordena a matriz de dados e exige que se determine qual a posição do valor que se deseja (do menor para o maior).
Aula 15 - Função Se
Utilizando a função SE. A função SE exige três
parâmetros: o teste lógico; valor se verdadeiro; valor se falso.
Quando queremos que o valor apresentado seja no formato texto
devemos colocar o valor entre "aspas duplas".
Utilizando a função E. A função E faz o teste lógico
de duas ou mais expressões analisando se todas são verdadeiras.
Retorna por padrão 'VERDADEIRO' ou 'FALSO'.
Utilizando a função OU. A função E faz o teste lógico
de duas ou mais expressões analisando se pelo menos uma é
verdadeiras. Retorna por padrão 'VERDADEIRO' ou 'FALSO'.
Utilizando a função SE com mais de dois argumentos. Aninhando testes lógicos.
Aula 19 - Funções de contagem
A função CONT.NUM mostra a quantidade de células que possuem
números dentro da seleção.
A função CONT.VALORES mostra a quantidade de células que
possuem algum valor dentro da seleção.
A função CONT.VAZIO mostra a quantidade de células vazias
dentro da seleção.
Para aplicar reajuste ou redução percentual em valores precisamos
fazer as duas operações (soma do valor principal com a multiplicação
do valor original com o percentual de reajuste).
A função PGTO faz o cáculo de prestações para pagamento tendo
como base o valor financiado, a taxa mensal e o numero de meses.
Os parâmetros devem ser informados na seguinte ordem:
PGTO(taxa_mensal; prazo; valor_inicial). O retorno é o valor da
parcela por padrão negativo.
Para o cálculo de financiamento de imóveis foi utilizado juros fixos
anuais e perído de financiamento em anos. Desse modo utilizamos a
função PGTO mas fizemos as divisões e multiplicações
necessárias.
Apresentação da seção
Aula 27 - Referências de Células Relativas e Absolutas
Nas Referências Relativas o Excel seleciona automaticamente a
célula seguinte sempre que copiamos as referências.
Para utilizarmos as Referências Absolutas devemos utilizar o
símbolo '$' antes da letra da coluna ou do número da linha, ou de
ambos. Assim mesmo que façamos a seleção de outros campos a célula
definida como absoluta não será alterada.
Podemos definir a Referência Absoluta selecionando a
coordenada da célula e teclando F4.
Podemos fazer a soma de valores em várias abas de planilhas
selecionando, após o sinal de '=' a aba e a célula desejada. A
referência no Excel será Nome_da_aba!Célula.
Essa operação pode ser realizada também com a função
SOMA separando-se cada célula/intervalo com ';'.
OBS: quando o nome da aba é composto ele ficará entre ''.
Podemos utilizar a Referência 3D para cálculos em várias abas
desde que todas as planilhas tenham o mesmo layout
selecionando a primeira aba e com a tecla
SHIFT pressionada, selecionar as demais abas.
Fazendo essa seleção teremos:
'Nome_da_primeira_aba:Nome_da_última_aba'!Célula.
OBS: se incluirmos novas planilhas/abas entre a seleção elas serão
incorporadas na soma.
Quando copiamos o conteúdo de uma célula podemos definir o que será copiado utilizando as opções do menu Colar. Entre essas opções podemos selecionar para copiar apenas o valor, a fórmula, a fórmula e a formatação entre outras opções.
Aula 31 - Transpor com uma Fórmula
Podemos transpor uma planilha simplesmente copiando-a e selecionando
a opção Transpor no menu Colar. Quando fazemos isso
invertemos as colunas pelas linhas. Entretanto essa operação não
deixa os valores da segunda planilha vinculados a alterações na
primeira.
Para que os dados fiquem vinculados podemos utilizar a função
TRANSPOR da seguinte forma. Primeiramente verificamos a
quantidade de linhas e colunas que desejamos movimentar. Em seguida
fazemos a seleção inversa no local que desejamos colar a nova
planilha.
Feito isso digitamos '=TRANSPOR(matriz)' e selecionamos os
dados a serem tranportados. Para finalizar devemos digitar as teclas
Ctrl+Shift+ENTER para gerar a planilha.
Quando fazemos esse procedimento as células copiadas fim com o
seguinte conteúdo:
{=TRANSPOR(intervalo_da_planilha_original)}
Esse código é gerado pelo Excel e não pode ser digitado deve ser
criado. Os dados que forem copiados nesse modo também não podem ser
alterados. Para ocultarmos algum valor a única forma é alterando a
cor da fonte. Podemos alterar apenas as formatações.