Otimizações técnicas de SEO

Aula 1 - Introdução

Técnicas de SEO são técnicas que tem por objetivo melhorar o ranqueamento de um site nos principais mecanismos de busca da internet.

Aula 2 - SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para ranquear sites em mecanismos de busca como o Bing, Yahoo! e Google. Essas técnicas servem não só para sites inteiros, mas também para páginas específicas dentro de um site deixando-as mais visíveis para os usuários. Estatisticamente os usuários tendem a clicar nos três primeiros sites da lista de busca (após os anúncios).
O SEO tem foco em resultado e em tornar a página mais amigável para os mecanismos de busca. O desenvolvimento foi baseado em estudos realizados nos algoritmos desses mecanismos, buscando os pontos mais relevantes para eles, muito embora esses algoritmos sejama atualizados frequentemente.
Outro foco é em resultados orgânicos que podem ser interpretados como a visita ao site que se está divulgando ou em outras visões o ato de o usuário concluir uma compra do produto que se está vendendo (mesmo que o site não seja necessáriamente de e-commerce).
Os pontos que mais influenciam um site nos mecanismos de busca são:
Conteúdo relevante (algo que agregue valor informativo ao site);
Técnicas de semântica no código (utilização de tags mais sensíveis aos mecanismos)

Aula 3 - URL Otimizada

URL é o modo em que se acessa o site. Uma URL otimizada deve manter alguns padrões, entre eles:
Não conter acentuação gráfica.
Não utilizar underline (Utilizar no máximo hífen).
Seguir o idioma padrão (mesmo nos subdomínios e paths).
Utilizar a URL no keyword do site.

Uma forma de otimizar URLs que estejam fora de padrão é utilizar o redirect (código http 301).

Aula 4 - Meta tag

As meta tags são essenciais para o código html não só por questões de SEO mas também por algumas funcionalidades que elas conferem ao código.
Elas respondem por 60% do SEO onpage, ou seja para cada página, e através delas que os robos de busca captam informações do site.
Elas se localizam no <head> da página. As principais meta tags são:
charset: indica qual o tipo de codificação de caracteres é utilizada.
viewport: indica que o site é responsivo (principalmente para dispositivos mobile).
description: resumo do conteudo da página.
robots: interpreta o arquivo robots.txt
google-site-verification: indica que o site é verificado pelo google. (Contém um hash?)
Outras tags podem se referir a redes sociais (ex: og, article, twitter). (?)

Aula 5 - A importância do title

A tag <title> é uma das principais head tags. Ela vai indicar informações sobre a página não só para o SEO mas também para o usuário.
Entre os itens a serem observados no title estão:
Estar entre 40 a 65 caracteres;
Utilizar palavras chave, condizentes com o conteúdo da página, independentemente (não utilizar o mesmo para todo o site).
Utilizar palavras que estejam bem cotadas nos 'trends', utilizando ferramentas de avaliação.

Aula 6 - Description tag

A meta tag description fica logo abaixo da tag <title> e contém um resumo do conteúdo do site. É o conteúdo que aparece no buscador logo abaixo do link para o site.
O ideal é que tenha próximo a 155 caracteres e não é relevante para os motores de busca mas sim para o usuário. É importante ter na descrição uma call to action que é o que se desja que o usuário faça no site (uma compra, aviso sobre uma promoção, um convite para conteúdo grátis, ou algo que interesse ao ususário). Portanto é um item ligado a 'UX'.
Deve-se manter alguma palavra chave na description (pelo menos de uma a três) pois também são palavras de 'call to action'.

Aula 7 - Robots.txt

O arquivo robots.txt fica na raiz do site e indica quais as partes que não se deseja que sejam acessadas pelo mecanismo de busca. Quando inserimos informações neste arquivo estamos controlando o acesso a pesquisa dos robos. Por exemplo uma área do site direcionada a 'fale conosco' não precisa ser ranqueada.
Para bloquearmos determinado diretório ou determinada página no arquivo robots.txt utilizamos a palavra Disallow: /nome_do_diretório ou Disallow:nome_da_página.
Para não indexar determinado diretório ou página utilizamos a regra Noindex: /nome_do_diretório ou Noindex:nome_da_página.
Podemos autorizar os acessos com a regra Allow: .
Existem ferramentas na Web que auxiliam o processo de criação do arquivo robots.txt como em SEO Book Robots.txt Tutotial.
Além do arquivo robots.txt podemos também criar uma meta tag com comandos específicos para o rabots em cada página. Para isso utilizamos a seguinte sintaxe:
<meta name="robots" content="regra_a_ser_aplicada">

Aula 8 - Sitemap HTML

O sitemap facilita a navegação dos usuários e ajuda a entender melhor como o site foi estruturado, além de diminuir a quantidade de links que o usuário precisa clicar para chegar a determinado ponto. O sitemap é uma lista de todos os links das páginas que podem ser acessadas. Ele funciona como um índice do conteúdo do site.
O sitemap facilita também aos mecanismos de busca a localizar os links do site e indexá-los.

Aula 9 - Ferramentas

Veremos aqui algumas ferramentas do Google para ajudar nas análises de dados.
Google Trends Uma ferramenta para verificar as palavras chave mais utilizadas em determinado tempo / espaço / região / assunto. Oferece informações gráficas e permite a comparação de diversas palavras.
Google WebmastersConjunto de ferramentas para análises de performance de sites. Hoje está um pouco diferente do apresentado na aula.
PageSpeed Insights(PageSpeed toolsVerifica sites pela URL e apresenta sugestões para melhoria e otimização.

Aula 10 - Rich snippets

Rich snippets é uma formatação do Google para apresentar informações diferenciadas. Permite apresentar entre outras coisas imagens e 'ratings' que são apresentadas junto a descrição na busca.
Facilita a exibição do conteúdo e é interessante poara o usuário, mas não foca em performance SEO.
Podemos verificar mais informações em Google Developers.
Basicamente a construção dos snippets é através de código html com algumas propriedades específicas nas tags.

Aula 11 - Breadcrumbs

Breadcrumbs (migalhas de pão) são trilhas de navegação que indica o caminho utilizado até chegar em determinada página dentro do site. è importante para o SEO pois facilita o caminho dos buscadores e ajuda a manter a relação entre páginas pais e filhas.
Os breadcrumbs devem ser posicionados no início das páginas, logo após o menu principal, em letras menores e apenas após a página home, pois não se justifica a utilização na página inicial.
É importante manter um bom índice das páginas e não esquecer de fazer a manutenção dos links das páginas no 'breadcrumbs'.

Aula 12 - Página 404

A página 404 indica que a página não está disponível por algum motivo. Ela não é importante para o SEO mas é muito importante para o usuário. A página 404 default indica apenas 'Not Found' mas não dá qualquer opção para o usuário.
Entretanto podemos fazer alguma customizações que permitem alterar essa mensagem de modo a redirecionar o usuário para um novo local, apresentar uma opção de contato ou pelo menos mostrar que houve sim um erro, mas que o site ainda está lá(quando passamos uma página personalizada indicamos que temos controle(!) do problema). Esta página é uma página interna do site e é um bom exemplo de página para se excluir do robots.txt com a regra Noindex:.

Aula 13 - Conteúdo

O principal para o SEO é o conteúdo. O conteúdo deve ser relevante para o usuário, deve ter seu foco baseado nele, ser acessível e amigável na utilização. Deve buscar o ineditismo, pois conteúdos duplicados são detectados pelos motores de busca.
Prezar pela semântica do html, utilizando as tags de título e sub-título.

Aula 14 - Sitemap XML

O sitemap.xml é uma arquivo com todos os URLs que devem ser indexados pelos mecanismos de busca. Ele contém informações como data da última modificação do site, frequencia de atualização, prioridade da URL em relação as outra URLs do site.
PAra informações sobre o formato do sitemaps.xml consultar sitemaps.org.
O sitemaps.xml ajuda na velocidade com que os mecanismos de busca localizam os URLs do site.

Aula 15 - Performance Web

A performance do site influencia o SEO pois interfere na experiencia do usuário, principalmente se o site demora para carregar ou é pouco otimizado, pois isso pode afasta-lo. Estudos indicam que o usuário espera em média 5s para o 'page load' acontecer.
Baseado nisso é importante, sempre que tivermos um processo lento, carregar uma página que sinalize ao usuário que a página já está em carregamento.
Para garantir bons resultados no site devemos utilizar servidores com bom tempo de resposta.
Outra forma de otimizar o site é utilizar arquivos minificados, utilizar imagens comprimidas, colocar os scripts no final da página (para evitar o tempo de carregameto do script).
Para minificar arquivos estudar a utilização do !Gulp