Debugging e Error Handling

Tipos de Erros

Aula 02 - ECMAScript Error e DOMException
Erros no ECMAScript são erro que ocorrem em tempo de execução. São compostos por Mensagem, Nome, Linha e Call Stack.
DOMException são erros relacionados ao DOM ou a página que está sendo executada (geralmente na árvore de elementos).

Tratando erros

Aula 03 - Throw, Try/Catch e Finally
O throw é utilizado no lugar do return para retornar erros de execução de na forma de erro e não apenas como uma string.
A instrução try...catch é utilizada para fazer uma verificação de validação do código (try) e em caso de erro retornar um erro que pode ser tratado ou manipulado (catch).
A instrução finally pode ou não ser utilizada em um try...catch e será executada ao final desse bloco independente da resposta ser válida ou erro.

Criando erros

Aula 04 - O objeto Error
O objeto Error aceita tres parâmetros: message, fileName e lineNumber. É possível indicar um nome para o objeto Erro instanciado. Para isso utilizamos o atributo name do objeto.
Aula 05 - Atividade prática
Aqui fizemos o tratamento de vários erros diferentes, instanciando um tipo de Objeto Error para cada erro detectado. Os construtores de erro utilizados foram:
ReferenceError: Cria uma instância representando um erro que ocorre ao de-referenciar uma referência inválida.
TypeError: Cria uma instância representando um erro que ocorre quando uma variável ou parâmetro não é de um tipo válido.
RangeError: Cria uma instância representando um erro que ocorre quando um valor ou parâmetro numérico está fora de seus limites válidos.
Para maisn informações sobre os construtores de erros ver MDN Web Docs: Error Os erros foram passados com o throw e testados no catch verificando em cada caso se o erro é instanceof cada um dos construtores.